O Service Desk é importantíssimo para a área de Tecnologia da Informação, pois faz a gestão do apoio operacional, centralizando-o. Esse serviço atende todos os usuários de um determinado sistema, fazendo com que tudo referente a essa área fique em um só lugar. Essa função serve como um departamento, onde acontece de fato a ligação entre TI e usuário, utilizando o modelo de central de atendimento.
Quer saber mais sobre o que é service desk e quais os benefícios dele para a sua empresa? Confira a seguir.
Um Help Desk repaginado
Se a sua empresa possui sistema automatizado, certamente você já ouviu falar em Service Desk, mas afinal, de onde ele surgiu? O Service Desk é basicamente uma evolução do Help Desk — aquele solucionador de problemas. Além de resolver os problemas comuns na rotina de uma empresa, o Service Desk passou a centralizar as necessidades e urgências, registrando as assistências dadas, otimizando assim os processos e fornecendo um controle maior sobre eles.
Entenda como o Service Desk funciona
Conhecido como peça chave para a estruturação da TI, o Service Desk pode ser organizado de algumas formas diferentes. Veja.
Centralizado
O Service Desk possui um ponto físico e fixo, como um escritório, sendo que a equipe tem a possibilidade de enviar requisições e informações de outros lugares.
Local
O atendimento é prestado através de um escritório fixo, onde todos da equipe se encontram e permanecem.
Virtual
O escritório físico não está presente, o atendimento é prestado em vários pontos de suporte, e os usuários podem estar em qualquer lugar.
Descubra como o Service Desk pode ajudar a sua empresa
Tem sido considerável o aumento da presença de TIs nas empresas, sendo elas de pequeno ou médio porte. Quando é detectada a presença de erros na instalação dos sistemas e hardwares da empresa ou qualquer outro contratempo aparece, as dores de cabeça aumentam e um profissional qualificado precisa ser acionado.
O Service Desk está diretamente ligado a essas situações, ao técnico, e a algumas ferramentas e relatórios que poderão e vão lhe auxiliar em momentos como esse.
Observe a lista de alguns dos programa presentes em um Service Desk e veja como todas as complicações podem sumir com o auxílio dele.
Gestão de problemas
Foca em problemas corriqueiros na TI, sugerindo procedimentos para a eliminação das falhas.
Gestão de incidentes
Permite que os pequenos incidentes presentes nos serviços rotineiros sejam resolvidos de forma rápida para não comprometer a produção.
Gestão de mudanças
Sugere algumas mudanças que podem ser aplicadas na TI, garantindo qualidade na aplicação delas. As sugestões são sempre focadas nas necessidades da empresa, de forma a tornar os processos mais assertivos.
Relatórios
Fornece um feedback para o gestor, trazendo informações cruciais para saber sobre o funcionamento do sistema.
CMDB (Configuration Management Database)
Mapeia as inter-relações e dependências da empresa, possibilitando que a visibilidade dos ativos cresça.
Conheça os principais benefícios de usar o Service Desk
Além de sua empresa, seus clientes também podem se beneficiar com a utilização desta plataforma.
Linguagem acessível
Os usuários recebem assistência de muito melhor acesso e entendimento, já que os profissionais contratados têm treinamento focado em relacionamento interpessoal. Quando apresentado o problema, o atendente irá “falar a mesma língua” que o cliente, não utilizando uma linguagem técnica, garantindo um maior entendimento, a satisfação e a resolução.
Menores custos, maior otimização
Segundo administradores e empreendedores, o Service Desk tem sido uma ferramenta de planejamento estratégico, ajudando empresas a alcançar e atingir objetivos e metas, já que a utilização dessa plataforma mantém a fluência de todos os processos de TI, além de facilitar as resoluções necessárias de forma rápida, reduzindo custos.
Satisfação Garantida
As solicitações não demoram para receber uma resolução, justamente porque o Service Desk possui suportes otimizados de fácil acesso, usufruindo de toda a tecnologia e recursos possíveis, mantendo assim o custo das assistências extremamente baixo: a empresa também se beneficia do uso do Service Desk.
Agora que você já sabe o que é Service Desk, pode ficar inteirado sobre todas as novidades do setor, curtindo a nossa Fanpage.