Outsourcing/Terceirização

Afinal, o que é o service desk e porque ele é importante para TI?

Escrito por Grupo ASCENT

O Service Desk é importantíssimo para a área de Tecnologia da Informação, pois faz a gestão do apoio operacional, centralizando-o. Esse serviço atende todos os usuários de um determinado sistema, fazendo com que tudo referente a essa área fique em um só lugar. Essa função serve como um departamento, onde acontece de fato a ligação entre TI e usuário, utilizando o modelo de central de atendimento.

Quer saber mais sobre o que é service desk e quais os benefícios dele para a sua empresa? Confira a seguir.

Um Help Desk repaginado

Se a sua empresa possui sistema automatizado, certamente você já ouviu falar em Service Desk, mas afinal, de onde ele surgiu? O Service Desk é basicamente uma evolução do Help Desk — aquele solucionador de problemas. Além de resolver os problemas comuns na rotina de uma empresa, o Service Desk passou a centralizar as necessidades e urgências, registrando as assistências dadas, otimizando assim os processos e fornecendo um controle maior sobre eles.

Entenda como o Service Desk funciona

Conhecido como peça chave para a estruturação da TI, o Service Desk pode ser organizado de algumas formas diferentes. Veja.

Centralizado

O Service Desk possui um ponto físico e fixo, como um escritório, sendo que a equipe tem a possibilidade de enviar requisições e informações de outros lugares.

Local

O atendimento é prestado através de um escritório fixo, onde todos da equipe se encontram e permanecem.

Virtual

O escritório físico não está presente, o atendimento é prestado em vários pontos de suporte, e os usuários podem estar em qualquer lugar.

Descubra como o Service Desk pode ajudar a sua empresa

Tem sido considerável o aumento da presença de TIs nas empresas, sendo elas de pequeno ou médio porte. Quando é detectada a presença de erros na instalação dos sistemas e hardwares da empresa ou qualquer outro contratempo aparece, as dores de cabeça aumentam e um profissional qualificado precisa ser acionado.

O Service Desk está diretamente ligado a essas situações, ao técnico, e a algumas ferramentas e relatórios que poderão e vão lhe auxiliar em momentos como esse.

Observe a lista de alguns dos programa presentes em um Service Desk e veja como todas as complicações podem sumir com o auxílio dele.

Gestão de problemas

Foca em problemas corriqueiros na TI, sugerindo procedimentos para a eliminação das falhas.

Gestão de incidentes

Permite que os pequenos incidentes presentes nos serviços rotineiros sejam resolvidos de forma rápida para não comprometer a produção.

Gestão de mudanças

Sugere algumas mudanças que podem ser aplicadas na TI, garantindo qualidade na aplicação delas. As sugestões são sempre focadas nas necessidades da empresa, de forma a tornar os processos mais assertivos.

Relatórios

Fornece um feedback para o gestor, trazendo informações cruciais para saber sobre o funcionamento do sistema.

CMDB (Configuration Management Database)

Mapeia as inter-relações e dependências da empresa, possibilitando que a visibilidade dos ativos cresça.

Conheça os principais benefícios de usar o Service Desk

Além de sua empresa, seus clientes também podem se beneficiar com a utilização desta plataforma.

Linguagem acessível

Os usuários recebem assistência de muito melhor acesso e entendimento, já que os profissionais contratados têm treinamento focado em relacionamento interpessoal. Quando apresentado o problema, o atendente irá “falar a mesma língua” que o cliente, não utilizando uma linguagem técnica, garantindo um maior entendimento, a satisfação e a resolução.

Menores custos, maior otimização

Segundo administradores e empreendedores, o Service Desk tem sido uma ferramenta de planejamento estratégico, ajudando empresas a alcançar e atingir objetivos e metas, já que a utilização dessa plataforma mantém a fluência de todos os processos de TI, além de facilitar as resoluções necessárias de forma rápida, reduzindo custos.

Satisfação Garantida

As solicitações não demoram para receber uma resolução, justamente porque o Service Desk possui suportes otimizados de fácil acesso, usufruindo de toda a tecnologia e recursos possíveis, mantendo assim o custo das assistências extremamente baixo: a empresa também se beneficia do uso do Service Desk.

Agora que você já sabe o que é Service Desk, pode ficar inteirado sobre todas as novidades do setor, curtindo a nossa Fanpage.

 

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