Outsourcing/Terceirização

Como saber se minha empresa precisa de um setor de TI?

Escrito por Grupo ASCENT

No meio corporativo, a tecnologia está sendo integrada a vários processos. Com o auxílio de soluções de TI, empresas podem otimizar os fluxos de trabalho, aumentar a sua capacidade de atender demandas do mercado e criar rotinas com maior impacto nas receitas do negócio. Além disso, é possível flexibilizar processos e ganhar mais mobilidade operacional, algo que pode ser crucial para garantir o sucesso de várias estratégias comerciais.

Nesse cenário, a integração de ferramentas de TI ao meio corporativo pode ser vista como uma oportunidade para implementar um setor de TI. Ele auxiliará líderes empresariais a ter uma infraestrutura mais eficaz e com maior capacidade de atender as necessidades dos colaboradores.

Quer saber mais sobre essa área e como ela pode impactar o seu negócio? Continue a leitura do nosso post de hoje!

Qual é o papel do setor de TI?

O setor de TI pode ser implementado em empresas em que a tecnologia possui um papel de destaque nos seus processos. Essa é uma área que vai desempenhar funções como a manutenção de equipamentos, monitoramento de recursos e definição de políticas que tornem dispositivos mais eficientes.

Além disso, o setor de TI deve criar uma rotina de investimentos baseada no alinhamento estratégico entre setores, permitindo que o negócio faça escolhas mediante o potencial financeiro que elas apresentem.

Como um setor de TI pode auxiliar a empresa atingir bons resultados financeiros?

Muitas vezes o investimento em TI é visto como uma maneira de direcionar uma grande quantidade de recursos financeiros para uma área. Diante disso, o negócio deve criar processos de tomada de decisão que sejam baseados no possível impacto que uma tecnologia possa ter a médio e longo prazos. Assim, a empresa pode maximizar o retorno de cada investimento realizado.

O setor de TI vai utilizar indicadores como o ROI para avaliar como um investimento afetará as receitas do negócio. Sigla para Return On Investment (termo que em tradução direta significa “retorno sobre o investimento”), o ROI é calculado levando em conta todos os fatores que são afetados pela aquisição de uma solução. Dessa forma, o gestor conseguirá mensurar com mais precisão o possível impacto de uma nova ferramenta.

Como utilizar o outsourcing de TI para atingir melhores resultados?

A terceirização de TI é uma estratégia que tem sido adotada por várias empresas em busca de uma gestão de TI mais eficiente e com um custo administrativo mais preciso. Nesse modelo de negócios, o empreendimento direciona atividades de gestão para uma prestadora de serviços. Ela designará um time de técnicos de acordo com as necessidades do empreendimento e o seu perfil de atuação.

Ao investir no outsourcing, o empreendimento passa a ter uma distribuição de recursos e um gerenciamento de tempo mais preciso e dinâmico. Rotinas de manutenção e troca de hardware, por exemplo, serão executadas por profissionais capacitados. Assim, é possível manter a empresa com um índice de produtividade elevado mesmo quando problemas ocorrerem.

Agora que você entende a importância do setor de TI para sua empresa, aproveite e aprenda mais sobre o outsourcing e como ele pode afetar o seu negócio: confira este post com tudo o que você precisa saber sobre o tema!

Sobre o autor

Grupo ASCENT

Deixar comentário.

Quer Saber tudo Sobre o Mundo do TI? Cadastre-se abaixo e receba os melhores conteúdos sobre Tecnologia da Informação.

Share This