Outsourcing/Terceirização

Como saber se uma empresa de TI vai garantir a segurança dos dados?

Escrito por Grupo ASCENT

O surgimento constante de novas ameaças virtuais, a influência da tecnologia nos processos de negócio e a exposição dos dados críticos ao ambiente online, são apenas algumas das razões para a segurança dos dados ter se tornado um fator obrigatoriamente considerado pelas empresas.

Entretanto, quando a terceirização de TI entra em questão, a preocupação com a segurança passa a ser ainda maior devido à incerteza, por parte da empresa, de que haverá comprometimento da prestadora de serviços em garantir a proteção necessária.

Por outro lado, a terceirização oferece uma série de vantagens que cairiam muito bem ao seu negócio, não é mesmo? Sendo assim, é possível usufruir dela sem abrir mão do rigor com a segurança dos dados?

As respostas para essas e outras possíveis dúvidas podem ser encontradas neste conteúdo, feito especialmente para ajudá-lo nessa importante tomada de decisão. Confira!

A terceirização de TI e a segurança dos dados

A Tecnologia da Informação, quando implementada em uma organização, penetra por todos os seus setores e ramos de atividade, desde as áreas operacionais às mais estratégicas, em que a informação tende a ser manipulada com frequência.

Optando pela terceirização de TI, a empresa delega as responsabilidades pertinentes à segurança ao fornecedor, ou seja, todos os dados que trafegam pelo ambiente passarão pela equipe de TI terceirizada.

Se a empresa contratada não tiver a capacidade — seja técnica, seja estrutural — para aliar o bom desempenho à segurança e não seguir uma política de segurança eficiente, é certo que a exposição aos riscos será maior.

Em meio a isso, entra em questão a importância em selecionar um parceiro confiável para prestar um serviço de excelência e com ênfase na segurança da informação.

A importância de escolher um parceiro confiável

Contratar um fornecedor de TI confiável, capaz de proporcionar todos os benefícios — inclusive relativos à segurança dos dados —, não deixa a empresa imune aos riscos de invasões e ataques cibernéticos, porém, ela fica muito mais bem preparada para lidar com esses problemas.

Portanto, se a sua empresa estará exposta ou não aos riscos inerentes à terceirização de TI, dependerá da qualidade do fornecedor escolhido e do uso adequado dos ativos de TI por parte dos seus próprios funcionários, que também devem seguir as melhores práticas de segurança.

Cuidados a serem tomados ao selecionar o fornecedor

Escolher um fornecedor de TI é uma tarefa que exige certos cuidados essenciais, pois, do contrário, será praticamente impossível avaliar o nível do serviço e identificar falhas pertinentes à segurança.

Contudo, para não se basear no achismo, atente-se aos 4 critérios que apresentaremos a seguir.

1. Políticas de segurança

As políticas de segurança do fornecedor devem estar alinhadas às políticas seguidas em sua empresa, ou seja, as informações precisam ser tratadas com o mesmo cuidado pelas duas partes.

Além disso, as políticas de segurança não podem se resumir apenas ao vazamento de dados, mas, também, ao modo como o prestador de serviços opera internamente.

2. Instalações

Quando falamos sobre “como o fornecedor opera internamente”, muito disso se refere às suas instalações. Os servidores, por exemplo, são itens cruciais para estabelecer a segurança dos dados.

No caso, os seus candidatos a fornecedor possuem um time especializado para administrar a rede? Qual a qualificação dos profissionais? Existe uma parceria com institutos e referências na tecnologia utilizada?

3. Certificações

As certificações são elementos fundamentais que nos permitem saber se um fornecedor é credenciado e reconheci, por um instituto a nível global, ao ponto de atestar que ele é capaz de entregar o serviço ofertado e de acordo com as políticas de qualidade.

4. Referências

Tudo o que é prometido pelo departamento de vendas na oferta do serviço corresponde à realidade? Há somente dois meios de saber: contratando o fornecedor ou consultando seus clientes — a solução mais segura, evidentemente.

Considerando a seriedade das empresas que usam o serviço, elas são ótimas fontes de informações sobre a eficiência do fornecedor em vários termos, sobretudo o modo como a segurança dos dados é tratada.

O Grupo ASCENT é especialista em TI e oferece os serviços de outsourcing que a sua empresa precisa. Faça um teste gratuito agora mesmo

Sobre o autor

Grupo ASCENT

Deixar comentário.

Quer Saber tudo Sobre o Mundo do TI? Cadastre-se abaixo e receba os melhores conteúdos sobre Tecnologia da Informação.

Share This