Muitos profissionais de saúde escolhem ter sua própria clínica e, a partir desse momento, ficam encarregados de uma árdua tarefa: a gestão do consultório. Muitas vezes, sem o preparo necessário para garantir o sucesso do seu negócio.
Além disso, é difícil otimizar sua agenda e o tempo de trabalho, fazendo com que os médicos e dentistas necessitem de soluções práticas para gerir suas clínicas. A tecnologia pode ser um poderoso aliado na gestão do consultório.
Foi pensando nisso que reunimos neste texto quatro dicas de como a tecnologia pode melhorar a gestão das clínicas de saúde e ajudar na prosperidade de seu negócio. Acompanhe!
Inove seu agendamento
A antiga agenda de papel está com os dias contados, se você busca agilidade e eficiência em seu consultório. Além de ter baixa praticidade, ela pode provocar grande confusão, especialmente quando precisamos desmarcar consultas e encaixar algum paciente.
A adoção de um bom sistema informatizado é uma alternativa válida para esse problema. Ele vai facilitar a organização de horários, e você vai poder acessar sua agenda pelo seu smartphone ou tablet.
Além disso, você vai manter um banco de dados confiável, em que é possível acessar as informações sobre o paciente rapidamente e consultar as prescrições feitas em consultas anteriores.
Sua consulta vai se tornar bem mais direcionada — o que auxilia no atendimento — e os prontuários estarão todos arquivados digitalmente, acabando com o risco de perder os papéis e racionalizando o uso desse recurso.
O paciente poderá marcar a consulta e receber um lembrete enviado automaticamente pelo programa, diminuindo o número de ausentes. E vai ficar mais fácil pra você fazer o gerenciamento de sua agenda.
Adote um CRM
O Customer Relationship Management —em português, gestão de relacionamento com o cliente — denomina um conjunto de práticas, estratégias e novas tecnologias que focam no cliente.
É uma excelente estratégia de negócio que pode ser utilizada pelo seu consultório para conquistar mais clientes e melhorar cada vez mais seu atendimento, aumentando a satisfação e o crescimento de sua clínica.
Se utilizado como ferramenta de gestão, ele pode ajudar a explorar o comportamento do seu cliente, fornecendo, diversas informações para a tomada de decisão. Ele vai analisar sua interação com os seus clientes, adiantar suas necessidades e desejos e otimizar todos os seus processos.
Ele armazena todos os dados, desde seus atuais clientes, até aqueles em potencial — seus nomes, números de telefone, e seus endereços. Além disso, reúne informações sobre os pontos de contato de seus pacientes com a clínica, como as visitas ao site, ligações e, inclusive, e-mails.
Utilize o armazenamento em nuvem
O armazenamento em nuvem propicia inúmeras vantagens para sua clínica. Sua recepção, antes cheia de arquivos, gavetas enormes e muito papel, vai ter espaço de sobra. Tudo isso vai criar um ambiente mais bonito e tranquilo para seus pacientes.
Ele também evita que seus dados sejam perdidos. Já que todas as informações ficam armazenadas em um ambiente virtual extremamente seguro. Tudo que estiver na nuvem pode ser acessado por você em qualquer lugar, basta que você tenha internet. Isso aumenta muito seu poder de pesquisa.
Este novo conceito é chamado de cloud computing. Ele possibilita o acesso remoto e diminui a necessidade de se manter arquivos impressos.
Recorra a um prontuário eletrônico
O prontuário eletrônico se tornou peça essencial para que você tenha todas as informações de seu paciente em mãos. Ele torna seu atendimento muito mais eficiente, completo e humanizado.
Além de manter uma ordem cronológica, não perder informações e ter a ordem de prescrições e pedidos de exame sempre atualizados, ele torna mais fácil que você consiga trocar experiências e informações com outros médicos. Seus diagnósticos começam a ser cada vez mais embasados e corretos.
Avalie sempre o que está obsoleto em seu consultório. A modernização facilita a sua vida e daqueles que trabalham com você. Seus pacientes vão notar a melhora de processos e sua clínica tendo a prosperar cada vez mais!
E aí gostou do nosso texto? Aprendeu um pouco mais sobre a gestão do consultório? Então compartilhe com seus amigos e colegas nas redes sociais!