Outsourcing/Terceirização

Sem mistério: aprenda 6 formas de integrar equipes terceirizadas

Escrito por Grupo ASCENT

Integrar equipes terceirizadas têm sido um dos desafios para os gestores das empresas de vários portes. Tendo como objetivo reduzir custos e garantir profissionais especializados nas atividades mais específicas, a terceirização tem sido uma tônica na última década.

Principalmente na área de tecnologia da informação, esse procedimento é corriqueiro por possibilitar que as empresas direcionem seus recursos humanos às funções específicas do negócio. Com isso, algumas atividades podem ser delegadas aos prestadores de serviço.

Neste post trataremos da integração de equipes terceirizadas. Listaremos seis dicas de como integrar esses times. Se você é gestor e vai utilizar profissionais contratados por fora, este texto é para você. Confira!

1. Incentive a comunicação

O principal ponto que deve ser incentivado se refere à comunicação entre todos os componentes das equipes envolvidas no projeto. Defina os procedimentos que deverão ser seguidos, documentos a serem preenchidos e, principalmente, estimule que haja transparência entre todos.

É fundamental que as pessoas sejam muito bem informadas de tudo o que está acontecendo. Atualmente, com a possibilidade da execução das atividades de forma remota, a comunicação tem uma importância ainda maior.

Tenha também uma preocupação com a comunicação para com seus pares na sua própria empresa. O desenrolar das atividades deve ser informado à todos os envolvidos.

2. Organize treinamentos em conjunto

Organize treinamentos em conjunto, para que todos tenham a possibilidade de se conhecer e interagir. No mercado existem empresas especializadas em eventos de integração, com atividades práticas e trabalhos em grupo, que fomentam a necessidade do trabalho em equipe.

Treinamentos técnicos também podem ser necessários para nivelamento das pessoas e absorção de conhecimento.

3. Realize reuniões frequentes

Faça reuniões constantes de acompanhamento e avaliação do projeto. Tente envolver o máximo de pessoas e apresente o cronograma das atividades e o andamento das tarefas. Faça uso de softwares específicos de apresentação e de gerenciamento.

Estimule a participação das pessoas nas reuniões, promovendo discussões construtivas e correções em ações que estejam deixando a desejar.

4. Melhore o gerenciamento

É essencial que o gerenciamento das equipes seja feito da melhor maneira possível, com respeito a todos. As cobranças devem ser feitas de forma positiva, sempre com o intuito de agregar e engajar.

Os cronogramas devem ser seguidos à risca e os eventuais desvios discutidos amplamente com a participação de todos. Acompanhe os profissionais tentando auxiliá-los nas suas necessidades e fornecendo os recursos solicitados. Esteja sempre próximo dos componentes das equipes.

5. Forneça feedbacks

Forneça constantemente feedbacks a todos os envolvidos no projeto. Tente mantê-los motivados para o desenvolvimento das tarefas, faça elogios em público e eventuais chamadas de atenção devem ser feitas individualmente.

Trabalhe sempre com ética, respeito e profissionalismo. Também valorize e reconheça as pessoas que melhor se destacaram, sejam elas terceirizadas ou não.

6. Trate todos da mesma forma

Independentemente se o colaborador for terceirizado ou pertencer à sua própria equipe, trate-o sempre da mesma forma. O prestador de serviço que estiver sob sua coordenação deve se sentir como membro de seu time.

Por isso, não faça distinções e seja justo no relacionamento com todos, não privilegiando nenhum componente das equipes.

Agora que você já viu seis dicas de como integrar equipes terceirizadas, assine a nossa newsletter e receba informações atualizadas sobre tecnologia da informação.

Sobre o autor

Grupo ASCENT

Deixar comentário.

Quer Saber tudo Sobre o Mundo do TI? Cadastre-se abaixo e receba os melhores conteúdos sobre Tecnologia da Informação.

Share This