Outsourcing/Terceirização

Acesso remoto: você sabe porque trabalhar com ele?

Escrito por Grupo ASCENT

O acesso remoto é um recurso cada vez mais utilizado por profissionais de suporte em informática e em TI, mesmo quando terceirizados. Com os avanços e a disseminação da cloud computing e do Software as a Service (SaaS), ficou muito mais fácil o controle de redes inteiras a distância.

Nas empresas que operam com computadores em rede ou contam com intranet, ter um suporte que seja operacional ininterruptamente é muito importante. Imprevistos como quedas em servidores, de energia ou mesmo problemas em função do mau uso podem ser mitigados, não importa onde o suporte esteja localizado.

Se você quer saber mais sobre o assunto, acompanhe o artigo até o final e conheça os benefícios que o controle de computadores a distância pode oferecer.

Facilidade de operação

Um drama vivenciado por empresas de diversos segmentos é a falta de apoio em tempo hábil quando problemas em máquinas ou hardwares acontecem. O contexto é sempre parecido: a rede cai, e os funcionários ficam sem poder trabalhar e concluir tarefas porque seus computadores estão off-line.

Nesse momento, se o setor de TI não estiver preparado para dar uma resposta rápida, pode haver perdas consideráveis. Essas quedas, no entanto, poderiam ser evitadas, caso houvesse o monitoramento constante.

Isso é possível com a instalação de softwares que permitem ao profissional de apoio acessar a máquina ou a rede a qualquer hora, não importa sua localização.

O suporte a distância é uma realidade já consolidada em empresas brasileiras. Uma pesquisa da TIC Empresas revelou, em 2015, que 74% das empresas permitem o acesso remoto de colaboradores à rede corporativa.

Existem ferramentas que dispensam a configuração de firewall e de roteadores, permitindo, até mesmo, o acesso a máquinas que estejam fora da rede do computador de profissionais de suporte.

Redução de custos com equipamentos e pessoal

Embora o service desk seja altamente recomendado, pois oferece suporte completo em TI, nem sempre há recursos suficientes para estruturar equipes e contratar profissionais. Nesse sentido, contar com apoio geograficamente independente pode ser uma maneira de reduzir custos, sem deixar de contar com o suporte que um service desk oferece.

Só a redução dos custos com a contratação de pessoal qualificado e investimentos em instalações já representa grande economia.

O melhor de tudo é que a empresa não fica desprotegida, caso haja algum tipo de ocorrência envolvendo roteadores, impressoras, centrais telefônicas e tudo que possa ser gerenciado pela web.

Agilidade e aumento da produtividade

Como o suporte a distância pode ser acessado a qualquer hora, a resolução de problemas técnicos torna-se muito mais rápida. Em empresas de grande porte, não é raro que profissionais de TI tenham que se deslocar por distâncias consideráveis, o que demanda tempo, o que, na maioria das vezes, é indisponível.

Acionando o suporte remotamente, os problemas ligados à tecnologia são solucionados em muito menos tempo. Isso significa a volta às atividades antes mesmo do tempo previsto, o que gera ganhos em produtividade.

Não menos importante, o acesso remoto representa ganhos em segurança, uma preocupação permanente em se tratando de sistemas e computadores em rede.

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