Outsourcing/Terceirização

BPO: o que é Business Process Outsourcing?

Escrito por Grupo ASCENT

O cenário corporativo está mais competitivo, complexo e escalável do que nunca. Por isso, é essencial gerir os negócios em tempo, economia, produtividade e excelência recordes.

Porém, como orquestrar cadeiras de processos mais abrangentes e manter em alta esses 4 indicadores? Uma das mais promissoras tendências para o mundo dos negócios veio para resolver isso: o Business Process Outsourcing.

Entenda neste artigo como o BPO pode otimizar a rotina de processos e potencializar a produtividade da sua empresa.

O que é Business Process Outsourcing?

O BPO — ou Terceirização de Processos de Negócios (em Português) —, consiste na prática de terceirizar a empresas especialistas alguns processos específicos que, embora sejam secundários e não façam parte do core business da empresa, são essenciais para o bom funcionamento do negócio.

Como e onde o BPO pode ser implementado?

Em termos simples, o BPO nada mais é do que a terceirização de alguma atividade específica, de forma a assegurar a maior qualidade possível da etapa e facilitar a rotina da organização, direcionando mais tempo e foco para processos estratégicos e geração de negócios. Algumas atividades de comum terceirização são:

  • tecnologia da informação: gerenciamento de bancos de dados, desenvolvimento e manutenção de softwares e sistemas, suporte técnico etc;
  • marketing: mailing, desenvolvimento de conteúdo, criação e execução de estratégias de prospecção de leads, etc;
  • comunicação: serviço de atendimento ao consumidor, call center, telefonia e cobrança, vendas etc;
  • sempre que um processo demanda muito investimento financeiro, enérgico e de tempo para ser executado, e que não faça parte do core business do negócio, terceirizá-lo a uma empresa especialista pode ser uma ótima estratégia para direcionar o foco.

Em que aspectos ele se diferencia de outros modelos semelhantes?

Com o intuito de diferenciar as particularidades dos grupos de processos, o BPO desdobra-se em outros modelos de terceirização.

O KPO — ou Knowledge Process Outsourcing —, trabalha a terceirização de tarefas que exigem conhecimentos particulares sobre a empresa, ramo de atuação ou uma determinada estratégia, além de habilidades específicas dos profissionais, como filtrar e analisar dados de negócios.

Ou seja, a questão aqui vai além de unicamente executar tarefas de forma procedural. Além do KPO, outra forte tendência desdobrou-se do modelo BPO: o Business Transformation Outsourcing (Terceirização da transformação do negócio).

Diferentemente do BPO, um projeto BTO visa não de fato executar as tarefas, mas sim otimizá-las. Através do BTO, a organização, junto ao prestador do serviço, trabalha para remodelar toda a rotina de processos, aumentando a produtividade e reduzindo custos através da inclusão, otimização e até mesmo descontinuação de processos.

Quais são os benefícios trazidos ao optar pelo BPO?

A utilização do BPO vai depender do tamanho e estrutura de processos da sua organização. Uma vez bem implementado, o Business Process Outsourcing é capaz de trazer diversos benefícios, como:

  • potencializa a produtividade: uma vez que processos secundários — mas que demandam dispensa de recursos como tempo, dinheiro e pessoas — foram terceirizados, a empresa fica menos sobrecarregada com tarefas operacionais e pode focar em ações realmente estratégicas;
  • otimiza o tempo: com as ações que não são do core business da empresa sob execução de um terceiro, a empresa ganha tempo para investir em ações não rotineiras e que empreendemos transformações impactantes no negócio;
  • reduz custos: independentemente do tipo de processo que você for terceirizar, provavelmente gastará mais para manter uma estrutura e equipe internas do que para transferir a tarefa para um especialista executá-la.

A implementação do BPO é uma estratégia que pode sim trazer diversos benefícios, entretanto, o processo deve ser empreendido sob forte planejamento e acompanhamento para assegurar-se sobre a sua necessidade e o quanto será benéfico à empresa.

E já que o assunto é inteligência de negócio, que tal baixar o nosso e-book sobre como utilizar o Business Intelligence na sua organização? Faça o download dele aqui e tenha sucesso ao aliar o BI ao seu negócio!

Sobre o autor

Grupo ASCENT

Deixar comentário.

Quer Saber tudo Sobre o Mundo do TI? Cadastre-se abaixo e receba os melhores conteúdos sobre Tecnologia da Informação.

Share This