A utilização das novas tecnologias da informação tem sido um diferencial para pequenas e médias empresas no mercado, e o aumento da produtividade e a eficácia nos processos alcançados com o uso da TI são os principais responsáveis por esse diferencial. Mas como definir a melhor infraestrutura de TI para a sua empresa?
Você pode saber que fazer uso de tecnologias realmente auxiliará a sua empresa a se destacar, porém, definir uma infraestrutura de TI que funcione para o seu negócio é uma atividade complexa.
Por isso, neste post, reunimos algumas informações para ajudar você a executar essa missão da melhor maneira possível. Continue conosco e anote tudo aí!
Conceituação de infraestrutura de TI
Vamos iniciar com a conceituação do que é uma infraestrutura de TI. Esse termo pode ser descrito como toda a tecnologia da informação, como hardware, software, instalações, redes, etc.
O setor de TI é visto como um setor secundário nas empresas — visão essa que pode ser considerada atrasada. Na realidade, a TI pode automatizar tarefas e processos, impulsionando seu negócio. Ao alinhar 100% da sua área de tecnologia da informação aos seus objetivos e metas de negócio, ela pode se tornar um departamento estratégico para a empresa.
Como montar sua infraestrutura de TI
Ao tomar consciência da importância da TI em sua empresa, vem a questão mais desafiadora, que é montar uma infraestrutura adequada às demandas de seu negócio. O planejamento sempre faz parte de qualquer estratégia com a qual se espera obter sucesso. Seguir metas traçadas, adequando sua jornada de implantação aos resultados que vão aparecendo, ou não, é a maneira correta de buscar cumprir objetivos.
Assim, seguem 3 dicas para você montar a sua infraestrutura de TI.
1. Organização do cabeamento
Por mais que, ao ler esse título, você possa se sentir indiferente e pensar que essa dica é óbvia, acredite, ela não é! Muitos problemas de rede e conexão são frutos de cabos instalados sem a devida observância da organização e dos padrões.
A compra de um rack para organizar cabos e equipamentos a fim de manter tudo bem ordenado pode ser uma boa ideia, além de treinar sua equipe para que ela esteja atualizada quanto aos padrões de cabeamento. Isso vai reduzir problemas durante a realização de trocas de cabos e equipamentos e diminuir o espaço utilizado.
2. Integração de gestão e segurança
Adotar ferramentas de gerenciamento que possam integrar a gestão dos sistemas e da segurança poderá fornecer uma visão menos complexa de todo o seu ambiente de TI.
Algumas soluções também podem ser acessadas de maneira remota por meio de smartphones e tablets, ou até de máquinas de terceiros, ampliando, assim, a capacidade de monitoramento de seus recursos de TI.
3. Contratação de fornecedores
A terceira e mais importante dica de todas trata da contratação de fornecedores dos recursos de TI que a sua empresa demanda. Como dito, a montagem de uma infraestrutura de TI é uma atividade complexa, que pode ter muito mais chance de sucesso caso você conte com ajuda especializada.
Ao escolher um bom fornecedor, terceirizando essa atividade, o investimento será capaz de reduzir seus custos futuros, ao entregar as melhores soluções alinhadas ao seu negócio, considerando a escalabilidade no tempo e garantindo a funcionalidade de todo o ambiente de TI.
Esperamos que, com este post, você possa ter esclarecido algumas de suas dúvidas sobre sua infraestrutura de TI. Caso você ainda tenha algum questionamento ou queira saber mais sobre como montar o ambiente de TI perfeito para a sua empresa, entre em contato com o Grupo ASCENT e teremos prazer em explicar tudo de maneira simples.