Outsourcing/Terceirização

Veja 5 vantagens da computação em nuvem para as empresas

Escrito por Grupo ASCENT

A computação em nuvem já é utilizada por muitas empresas como uma forma de otimizar a gestão de recursos de TI e criar um ambiente de trabalho com maior performance.

O uso de ferramentas baseadas na nuvem dá ao negócio uma vantagem estratégica perante seus concorrentes. A companhia conseguirá atender a um número maior de demandas com serviços mais inteligentes e eficazes.

Quer saber mais? Então veja abaixo as maiores vantagens do investimento em cloud computing!

1. Maior segurança de dados

A computação em nuvem traz mais segurança digital para o ambiente de trabalho. Quando investem em soluções de cloud computing, os gestores conseguem aplicar medidas de segurança com maior agilidade. Além disso, o monitoramento dos recursos é feito com mais simplicidade e centralização.

Vale destacar, também, que serviços na nuvem são mais confiáveis e robustos. A replicação de dados garante que as informações de usuários sempre estarão disponíveis. E como as soluções não são executadas localmente, vulnerabilidades locais não afetam o usuário.

2. Acesso rápido a novos recursos

A inovação e a capacidade de sempre buscar novas formas de executar rotinas são dois fatores que contribuem para que negócios tenham mais facilidade em prestar serviços com qualidade e segurança. E graças ao investimento na nuvem, empresas são capazes de atuar de maneira estratégica, atendendo a demandas externas com agilidade e sempre por métodos inteligentes.

Na nuvem, novidades são distribuídas facilmente. Por não ser executado localmente, o software pode ser atualizado em prazos menores. Dessa forma, a empresa terá sempre a última versão disponível de seus sistemas, diminuindo a exposição de usuários a falhas e problemas de segurança digital.

3. Redução de custos

A computação em nuvem também contribui para a redução de custos com o setor de TI. E em um cenário de crise econômica, isso é fundamental para que gestores consigam maximizar a sua competitividade e a sua capacidade de manterem investimentos.

Investindo em uma ferramenta de cloud computing, o negócio pagará apenas pelos recursos utilizados. Dessa forma, não há a necessidade de arcar com os custos de manutenção de ferramentas que não estão em uso.

4. Ganho de escalabilidade operacional

Quando uma companhia possui demandas variáveis, ser escalável é um fator-chave para o sucesso do negócio. E graças à nuvem, isso pode ser atingido sem grandes dificuldades. Em um ambiente de cloud computing, a empresa pode manejar os seus recursos da melhor forma possível, instantaneamente.

Sempre que for necessário, gestores poderão aumentar (ou diminuir) a quantidade de recursos contratados. Isso permite que o empreendimento tenha sempre uma performance elevada, reduzindo gargalos operacionais e as chances de uma ferramenta ficar indisponível por ausência de capacidade de processamento.

5. Maior mobilidade

As exigências dos mercados modernos levaram empresas a terem rotinas mais flexíveis e com maior mobilidade. Hoje, negócios devem estar preparados para atuar em qualquer local e, em busca desse objetivo, recursos operacionais devem ter o máximo de disponibilidade.

Nesse sentido, a computação em nuvem é um investimento estratégico. Adotando o cloud computing, companhias terão uma infraestrutura confiável e com alta disponibilidade para liberar aos seus profissionais o acesso a serviços indispensáveis de TI para que todos tenham uma rotina de alta mobilidade sem perda de performance.

Para você, qual dessas vantagens da nuvem é mais útil ao seu negócio? Conta pra gente aqui nos comentários!

Sobre o autor

Grupo ASCENT

Deixar comentário.

Quer Saber tudo Sobre o Mundo do TI? Cadastre-se abaixo e receba os melhores conteúdos sobre Tecnologia da Informação.

Share This