Uma das formas de garantir que as políticas de gestão consigam manter a infraestrutura de TI funcional é criar estratégias para evitar que ameaças impactem o dia a dia do negócio. Elas tornam a rotina do setor de TI mais inteligente, uma vez que todos os técnicos atuarão de maneira preventiva, eliminando erros e criando um ambiente de trabalho com maior performance para todos.
Dessa forma, a gestão de processos passa a ter mais qualidade, enquanto custos são reduzidos e erros tornam-se menos frequentes.
Se você quer saber quais são as quatro maiores ameaças para a sua infraestrutura de TI, veja a lista que preparamos abaixo!
1. Falhas nos sistemas da empresa
Todo software está sujeito a falhas de funcionamento. Mesmo os que passam por rígidos processos de testes de qualidade podem apresentar problemas no seu uso diário. Em grande quantidade, eles contribuem para uma queda contínua nos indicadores de produtividade da companhia e, assim, afetam a sua capacidade de realizar negócios.
Para evitar esse tipo de problema, é importante que a companhia saiba escolher ferramentas adaptadas às suas necessidades, que passem por rígidos controles de qualidade e tenham um suporte a atualizações eficazes. Além disso, elas devem ter plena compatibilidade com o perfil da sua infraestrutura de TI.
2. Perda de dados
A perda de dados é um problema grave e que pode causar grandes problemas ao negócio. Como muitas empresas dependem de informações em meios digitais para manterem-se eficazes, é crucial que toda a sua infraestrutura de TI esteja moldada para evitar falhas que corrompam arquivos ou banco de dados.
Além disso, o gestor deve investir em políticas de backup, que garantem a possibilidade do time de TI recuperar registros em caso de problemas.
3. Ameaças digitais
A segurança digital passou a integrar boa parte das discussões sobre tecnologia nos últimos anos. Empresas que não se protegem sofrem ataques que podem interromper as suas atividades, gerar prejuízos diretos e indiretos, causar problemas judiciais e gerar perda de informações.
Diante disso, negócios passaram a investir cada vez mais em soluções para tornar o seu ambiente de trabalho mais confiável e robusto. Além disso, políticas de segurança de dados tornaram-se mais abrangentes, evitando que a empresa deixe de encontrar e eliminar vulnerabilidades.
4. Mau planejamento da infraestrutura de TI
Uma infraestrutura de TI mal planejada afetará a rotina de toda a empresa. Softwares terão um funcionamento ruim, a rede ficará constantemente congestionada e funcionários não conseguirão executar as suas atividades diárias. Assim, a empresa terá problemas para entregar os seus produtos e serviços no prazo combinado, gerando prejuízos diversos.
Uma alternativa para evitar esse e os outros problemas listados no nosso post é o investimento nos serviços de outsourcing. Contratando uma empresa para fazer a gestão da infraestrutura de TI interna, o negócio poderá focar mais no seu core business enquanto um conjunto de profissionais especializado faz a otimização do ambiente de trabalho.
Políticas serão revistas e as estratégias de gestão atualizadas. Caso necessário, modificações também serão feitas diretamente na infraestrutura de TI. Dessa forma, o negócio conseguirá aproveitar ao máximo os recursos disponíveis, evitando a perda de informações e escolhendo, com segurança, estratégias mais ousadas de trabalho.
Quer saber melhor sobre a infraestrutura de TI e sua importância para o ambiente corporativo? Então leia o nosso post sobre o tema!