Outsourcing/Terceirização

Conheça os 3 principais problemas de TI enfrentados pelas empresas

Escrito por Grupo ASCENT

A importância do setor de tecnologia da informação aumenta proporcionalmente ao crescimento de uma empresa. Para gerir pessoas, projetos, produtos e atendimentos em grandes negócios — e para fazê-los progredir ainda mais — é necessário ter uma boa estrutura, compatível com as demandas que a organização tem desde o momento do planejamento até a fase final dos seus processos.

Muitos gestores, entretanto, não percebem essa importância e veem o valor que deveria ser alocado em soluções de TI como gastos, não como investimentos. Esse é um erro grave, pois a falta de cautela em relação aos softwares e hardwares acarreta problemas que, no fim das contas, transformam-se em grandes prejuízos.

Conheça alguns desses problemas de TI para aprender a evitá-los e aumentar a lucratividade da sua empresa:

1. Falhas na segurança

É extremamente relevante não apenas possuir mas também monitorar os sistemas de segurança de uma companhia. Instabilidades e fragilidades em softwares podem resultar em perda de dados, acesso indevido a registros institucionais, roubo de informações da organização e, pior ainda, dos clientes.

Um problema como esse pode gerar danos irreparáveis a um negócio. Por isso, gestores devem estar sempre em busca de soluções com altos padrões de segurança digital que possam proteger dados e identificar falhas com tempo hábil para preparação.

2. Desconsideração da possibilidade de terceirização

Montar uma equipe de TI interna realmente competente nas suas atribuições pode ser muito difícil e dispendioso. Mas isso não significa que seja necessário formar essa equipe interna para dispor de um bom suporte. Em muitos casos, a melhor opção para ter um serviço ágil e eficaz é investir em terceirização.

Dessa maneira, os gestores da corporação não precisam se preocupar com estrutura, equipamento, contratações e controle da qualidade do serviço. É a empresa admitida que fica a cargo de todos esses fatores.

Vale lembrar que é fundamental escolher prestadoras que possuam um bom histórico e sejam compostas por profissionais com qualificação técnica apropriada. Economizar demais na contratação pode significar gastos muito maiores no futuro.

3. Erros de hardware e software

As falhas de hardware e software são subvalorizadas quando se fala em problemas na área de TI. Entretanto, muitas vezes elas são um dos principais motivos da baixa produtividade de funcionários que lidam com computadores.

O funcionamento inadequado dos dispositivos normalmente causa lentidão, desligamentos inesperados, reiniciamentos do sistema, fechamento de programas e perda de progresso e dados. Isso quando não acabam por invalidar o equipamento.

Para evitar esses contratempos é necessário sempre realizar manutenções preventivas, verificar o ciclo de vida das máquinas, padronizar componentes e sistemas e, principalmente, buscar formas de fazer uma gestão de TI mais eficiente.

Identificar os problemas de TI mais centrais da sua empresa é o primeiro passo para eliminá-los. Depois disso, os gastos realizados vão começar a trazer retornos, tornando-se investimentos. Bem melhor do que os prejuízos causados pelas situações do texto, não é mesmo?

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